preloader

Como o leitor sabe atualmente me dedico a pesquisar sobre pessoas criativas e como elas ganham dinheiro. Uma dessas pessoas no meu radar é o Thiago Spyked, desenhista.

Thiago Spyked posa na frente do Stand da Crás Editora na CCXP 2023.  https://www.thiagospyked.com.br/ALT

Thiago Spyked na frente do stand da Crás Editora, sua editora e loja de materiais artísticos, na CCXP 2023. Via: https://www.thiagospyked.com.br/

Além de desenhista Thiago é professor de desenho, Youtuber, ilustrador, escritor, artista de quadrinhos, revendedor de materiais de arte e livros, palestrante, consultor, character designer, designer gráfico. É um artista que aproveita seu talento para o desenho e monetiza-o de todas as formas possíveis.

Acompanho-o – não muito de perto – principalmente por meio do seu canal no Youtube. A imagem que eu tinha de Thiago veio de seus vídeos no Youtube, sempre em tom amigável, animado, alto-astral, até mesmo cartunesco. Uma alegria quase irritante. Neste ponto ele me lembra o Marcelo Bolinha, churrasqueiro. Porém, tanto Thiago como Bolinha tem tanta experiência e autoridade no assunto, amam o que fazem e o fazem bem, tão bem que a alegria deles não irrita, engaja.

Calcule o choque quando no seu vídeo mais recente Thiago aparece sério, um tanto irritado, quase resignado, refletindo se vale a pena ser desenhista.

O vídeo tem edição simples – apenas Thiago falando diretamente para a câmera – e possui apenas um corte onde Spyked não aparece – a imagem acima.

FELIZ É QUEM BUSCA A ARTE SÓ POR HOBBIE (sic)

No vídeo ele comenta sua experiência pessoal, frustrações, situações constrangedoras/irritantes pelas quais ele passou. Ele até se irrita lembrando de alguns momentos.

Uma passagem que me chamou a atenção é por volta do minuto 20, onde ele comenta que tem 20 anos de carreira e está tentando se conectar com uma nova geração de desenhistas, e que isso é um desafio.

Dando uma “folheada” pelo seu canal, noto uma mudança recente na sua apresentação. Sua persona não é mais o engraçadão, alto-astral caricato. Ele continua bem-humorado, mas é um humor mais contido, de uma polidez intencional e genuína. A energia não é a mesma energia dos vídeos antigos, porém Thiago fala com muito mais autoridade.

Não é mais o canal de um professor de desenho ensinando técnicas de ilustração, é o canal de um empresário desenhista compartilhando sua experiência com o público – e técnicas de desenho.

Apesar da Thumb clickbait, ele não parece deprimido de fato. Segundo Spyked, o vídeo foi feito para desenhistas que estão ficando tristes devido às dificuldades de ser um desenhista profissional.

O vídeo é uma mistura de conselho e desabafo. Thiago consegue evitar que o vídeo seja meia hora de reclamações apenas. Ele reflete sobre a profissão de desenhista e dos desafios que ela oferece fazendo paralelos com sua própria trajetória profissional.

A frase que me impactou tanto aparece logo após a introdução do vídeo. Na frase que abre seu monólogo, Thiago sintetiza, numa única frase, o sentimento que as frustrações de ser desenhista profissional causam.

Aos interessados, segue vídeo completo:

By caio

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *