Eu lembrava de ter lido ou assistido sobre o O Mauricio de Sousa ter se inspirado em cartunistas e desenhistas americanos para criar seu planejamento estratégico para o que viria a ser a MSP Estúdios.
Desde cedo a criação dos personagens, produção das histórias, sua distribuição, popularização e meios de monetizar o trabalho tinham como modelo autores americanos.
Durante minha pesquisa recente, encontrei a fonte original, o próprio Mauricio de Sousa em entrevista no programa Agora é Tarde, de 2013.
Segundo Mauricio de Souza, ele criou o seu planejamento em décadas porque no Brasil as coisas tendem a correr mais devagar. E diz ter se inspirado nos autores americanos porque lá eles já ensinavam quadrinhos há décadas, estavam mutio avançados.
Ele comenta que Planejou criar os personagens, fazer tirinhas, depois publicar revistinhas, depois animações, filmes, depois fazer um parque. Infelizmente ele não comenta o licenciamento de propriedade intelectual e quando teria entrado como principal fonte de renda da empresa.
No minuto 29 do programa, Mauricio de Sousa comenta seu planejamento estratégico mais geral, que teria sido concebido no início de sua carreira e que permitiu que ele tivesse sucesso.