preloader

Nesse texto uso termos técnicos para descrever servidores, mas entender o tecniquês não é essencial para compreender o texto.

Depois de experimentar com WordPress localmente decido que chegou a hora de ter um site meu feito com WordPress. Infelizmente, meu VPS atual – meu servidor – é muito fraco para rodar o WordPress de maneira satisfatória. Na verdade… ele é capaz de rodar WordPress, mas seriam necessárias várias otimizações que – francamente – eu não sei fazer, nem tenho vontade de aprender.

Eu usei por anos o VPS mais baratinho da Locaweb – R$15,90/mês – que me permitia armazenar até 10GB em disco (depois subiu pra 20GB) e me disponibilizava 1 vCPU e 512MB de ram, o mínimo do mínimo pra manter meu servidor Debian 10 rodando 24/7. Eu optei por um servidor Linux por julgá-lo mais seguro e por conta do preço. Os custos mensais do servidor Windows mais barato equivale ao custo anual do servidor Linux mais barato. Dito de um modo mais direto: 1 ano de servidor Linux paga 1 mês de servidor Windows.

Voltando aos meus servidores: o principal gargalo para eu rodar WordPress foi a memória ram, o mínimo recomendado é 1GB em servidores Linux. De resto, o VPS me atendia bem. Abaixo, comparações de recursos e valores da Locaweb.

Fiz o upgrade no meu servidor e tentei instalar WordPress nele. Descubro que meu Sistema Operacional – Debian 10 – não está mais coberto pelo LTS, decido fazer um upgrade de SO, o que implica apagar todo o meu servidor. Faço um backup e apago tudo. Agora rodo Ubuntu 24.04 LTS, que receberá updates até Julho de 2029.

Apaguei meu servidor e configurei o apache para mostrar mensagens de “Under construction” nos meus domínios.

Aproveitei e migrei o BRCHAD para o servidor novo e configurei o Fansite do FIrst of October para funcionar no subdomínio foo.brchad.com. Não foi tão difícil quanto eu esperava.

Agora que o servidor está operacional, me dedico a rodar WordPress nele.

Aos que leram até aqui, um pequeno spoiler: quero migrar este blog para um site WordPress até o dia 15 de Fevereiro (Domingo).

A migração segue.

By caio

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *