Tenho pesquisado sobre pessoas criativas e como elas ganham dinheiro com suas criações. Acabei pesquisando sobre Mauricio de Sousa, autor da “Turma da Mônica”.
Por acaso, ontem a tarde, assisti com minha mãe “Mauricio de Sousa: O Filme” e o momento chave, que me interessa muitíssimo é comentado meio que por cima: Curadoria e licenciamento das propriedades intelectuais da empresa. Foi o licenciamento de IPs que transformou a Mauricio de Sousa Produções no gigante que é.
Muitos anos atrás eu li, ouvi, assisti em algum lugar que desde cedo Mauricio de Sousa sabia exatamente como ficaria rico: publicando seus personagens em tirinhas de jornal, inicialmente para um jornal de grande circulação, depois por meio de sindication, por fim ganharia dinheiro licenciando seus personagens para os mais diversos mercados. Ele teria se inspirado em cartunistas e autores de tirinhas de jornais americanos. Porém até o momento não encontrei fonte que corrobore esta alegação…
Mas tudo bem, segue a pesquisa. Adquiri alguns quadrinhos e livros sobre a Mauricio de Sousa Produções e sobre o próprio Mauricio de Sousa.
Um livro me chama mais atenção, e comecei minha leitura por ele: “Desenhe de manhã, administre à tarde”, que analisa a trajetória empreendedora e profissional de Mauricio de Sousa. O título vem de um conselho que o pai de Mauricio de Sousa, poeta amador e barbeiro profissional, deu ao filho quando este lhe confidenciou querer ganhar a vida com desenhos.
No futuro postarei minhas impressões.
P.S.: Obrigado, Zé, pela ajuda.