O Cinema, depois da música, talvez seja a arte mais acessível. Não requer muita preparação nem conhecimento artístico por parte do espectador. As obras podem ser apreciadas em poucas horas e mesmo que não conheçamos o idioma da obra é possível entender o enredo e a história.
Assim sendo, por que eu não vejo mais filmes? Foi a pergunta que eu me fiz no fim do ano passado. Eu assistia um filme a cada 3, 4 semanas, às vezes ficava meses sem ver filmes, e me parecia pouca coisa.
O Cinema, a meu ver, poderia ser uma forma de adquirir cultura e de entrar em contato com coisas belas. Beleza, irmã da Verdade e do Bem, se faz cada vez mais rara, e a feiura contamina a gente. É preciso fazer algo.
Decido que em 2026 assistiria pelo menos 52 filmes – um por semana. Mas eu logo percebi que definir este número poderia ser perigoso, de modo que eu acabasse assistindo 3 filmes numa semana e poderia ficar um mês ou mais sem ver filmes. Portanto refinei a proposta e ela ficou assim:
Em 2026 assistirei ao menos 1 filme por semana em todas as semanas do ano.
Abaixo, a lista de filmes que assisti até agora. Não coloquei na lista filmes que eu assisti parcialmente, não acho que contem.

Participo de um grupo onde assistimos filmes semanalmente, e para fins de desafio, os filmes assistidos neste grupo não contam. As 52 semans terão filmes que EU escolhi, me parece importante.
P.S.: Uma influência, que eu não soube encaixar no texto, foi um vídeo do canal brasileirinhos onde o palhaço se pergunta por que as pessoas não vem mais filmes. Na visão dele, a forma mais fácil de consumir arte e de adquirir cultura são os filmes, e nego simplesmente não assiste.