Os projetos de 30, 50 dias que fiz ano passado (2025) são uma forma de demonstrar minhas habilidades e de desenvolvê-las. Em 2026 eu tenho uma idéia melhor do que eu sei fazer, do que eu tenho afinidade e do que eu quero fazer. Chegou a hora de ganhar dinheiro com isso.
Faz tempo que eu venho me interessando por monetizar minhas habilidades para além do trabalho como colaborador-funcionário. Atualmente estudo outros desenvolvedores/escritores/artistas e como eles têm monetizado seu trabalho. Minha pesquisa chegou no Sokpop, um coletivo de Game devs.
ALTSokpop são 4 desenvolvedores holandeses que fazem jogos num plano de assinaturas. O plano mais barato, e que já dá acesso aos games, custa USD$ 3 (três dólares) por mês. Inicialmente eles se propunham a lançar 2 jogos por mês. Após lançarem 100 (cem) jogos neste modelo, eles mudaram o approach. Agora os games serão maiores e sem um deadline tão restritivo – no site eles falam que os games não tem mais deadline, o que lhes permite fazer jogos maiores e melhores.
ALTOs games deles não são bem o tipo de jogo que eu jogo, nem os que eu gostaria de criar, mas o modelo de negócios original parece-me interessante. Originalmente eles entregavam games de aproximadamente 1 hora.
Com entregas nesse escopo limitado é possível ter idéias, implementá-las e testá-las com pessoas reais num tempo relativamente curto. Após o lançamento dos jogos de 1 hora, nada os impede de criar uma versão do jogo para ser vendida fora do modelo de assinatura. Todos os devs do coletivo podem executar trabalhos a parte, nada os impede de trabalhar fora do coletivo.
Gosto da idéia de criar um plano de assinaturas e de participar de um coletivo. Imagino que o coletivo contribua para a entrega regular de jogos (mais gente, mais jogos sendo produzidos) e para a motivação e aperfeiçoamento técnico-artístico dos desenvolvedores (ninguém quer ficar pra trás). Além disso, o modelo de assinatura naturalmente contribui para a criação e cultivo de uma fanbase fiel e orgânica potencialmente para a vida toda.
Aos interessados, alguns links para saber mais sobre o Sokpop collective:
Get more from Sokpop Collective on Patreon